domingo, 7 de fevereiro de 2010

Instalando o CentOS 5.4

Neste primeiro post, irei mostrar um passo a passo de como é feita a instalação da distro CentOS. É possível instalar o sistema operacional com um dual boot com outro SO, exemplo Windows XP. Neste caso estou fazendo a instalação em uma máquina virtual. Para quaisquer tipo de instalação, seja em uma VM ou direto no disco, o padrão é sempre o mesmo.

Então mãos à obra:

Nesta primeira tela, dá-se o início à instalação. Após iniciar pelo boot será apresentada a tela abaixo, clique em Next (Próximo) para avançar.


Na tela abaixo, selecione o idioma do sistema operacional. Nesta situação selecionei Português (Brasil). Após selecionar clique em Próximo.


Na tela abaixo, selecione o tipo de configuração padrão do seu teclado. O padrão é o que já fica selecionado (ABNT2). Logo depois clique em Próximo.

Na próxima tela, é necessário fazer o particionamento do disco, nesta tutorial a instalação foi feita em uma máquina virtual, então eu deixei para que o próprio esquema de particionamento selecione as opções padrões, caso prefira montar sua partição selecione a opção "Criar layout personalizado" conforme a próxima tela.

Nesta tela se selecionado a opção "Criar layout padrão" será necessário criar as partições dependendo de cada necessidade, normalmente o ideal é criar 3 partições, uma diretório "/" outra no diretório de preferência e uma terceira partição lógica denominada SWAP. Lembrando que é sempre importante se atentar na criação da SWAP.

Na tela abaixo, é exibida as opções para criar as partições. Caso a instalação estiver sendo feita direto no disco e se no mesmo estiver o Windows ou outro SO, tenha muita atenção para não criar uma partição encima do atual Sistema, isso pode fazer com que se perca todos os dados do outro SO.

Na tela abaixo, segue a sequência da minha instalação que esta sendo feita utilizando a máquina virtual. Neste momento como foi seleciona a opção de particionamento padrão, o próprio instalador já definiu as partições à serem criadas e formatadas.

Na tela abaixo, temos a opção de instalar ou não instalar o gerenciador de boot, o ideal é deixar marcada a primeira opção para que o gerenciador GRUB seja instalado logo na MBR, fazendo assim com que seja possível selecionar antes de tudo, todos os sistemas operacionais disponíveis no disco. Clique em Próximo.


Na tela abaixo, o instalador irá detectar os seus dispositivos de rede. Pode-se optar por fazer as configurações de rede neste momento ou depois que o sistema já estiver instalado. Clique em Próximo.


Na tela abaixo, selecione a região, por padrão já é selecionado a opção "América/São Paulo". Clique em próximo.


Na tela abaixo, é necessário criar a senha do ROOT, procure sempre colocar uma senha de nível forte, porém, é sempre bom nunca esquecê-la. :)


Na tela abaixo, é o momento de selecionar as opções de aplicativos, serviços e pacotes que o sistema fornece durante a instalação. Pode-se optar por dois tipos de instalações, a padrão ou a personalizada. No caso do tutorial selecionei a opção Personalizar agora. Clique em próximo.


Na tela abaixo, é necessário personalizar a instalação dos aplicativos, pacotes e serviços de acordo com a sua necessidade.



Na tela abaixo, clique em Próximo para que a instalação se inicie.



Após seguir todos os procedimentos acima o CentOS irá iniciar a instalação.


O CentOS é uma distribuição derivada do Red Hat, a diferença é que pode-se fazer uso dela sem nenhum custo. O profissional que quiser instalá-la é só entrar no link abaixo e fazer o download da versão de preferência.


Espero que este Post seja útil, qualquer dúvidas, críticas ou sugestões deixem seus comentários.

2 comentários:

  1. Muito bom Erik, tudo muito bem diagramado, bem visual e didático, material de muita qualidade para iniciantes e para experts também. Parabéns!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala David, valeu pelo comentário. Vindo de um profissional e uma pessoa como você fico muito agradeçido mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir